quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Santo TP! Mas nem tão santo assim...

Você sabe o que é TP? Calma mulheres, não vou falar daquela coisinha chata que aborrece vocês uma vez por mês, até porque faltaria uma letra na sigla... hehehe. Estou me referindo ao Tele Prompter ou Tele Ponto, um equipamento acoplado às câmeras filmadoras que exibe o texto a ser lido pelo apresentador nos programas de TV, principalmente nos telejornais. Ou você pensava que um apresentador decora tudo aquilo que fala? Nada disso. Quando esse profissional está lendo no prompter temos a impressão de que está olhando diretamente para a lente da câmera e, conseqüentemente, para a audiência. Se não fosse esses benditos TPs, não sei o que seria de muitos profissionais da televisão.

Pois bem, ao mesmo tempo que esse aparelhinho é um importante aliado para o bom andamento dos programas, muitas vezes ele também revela a falta de talento e conteúdo das pessoas que trabalham em TV. Quantas vezes já vi um apresentador ou apresentadora ratear porque o TP falhou. Quando isso acontece, ai você percebe quem de fato tem talento para estúdio. Tenho que admitir que é muito dificil fazer um telejornal sem TP, porém, em programas de entrevistas e entretenimento, o teleprompter pode ser totalmente dispensado.

No ultimo domingo (18), assisitindo ao Esporte Espetacular da Globo, que foi transmitido direto de Interlagos devido ao GP de Fórmula 1, pude ver o quanto a apresentadora, Cristiane Dias é fraquinha quando está sem o apoio do TP. Num determinado momento do programa estavam Galvão Bueno, Reginaldo Leme e ela conversando com o piloto Felipe Massa. Ali a garota mostrou que é apenas mais um rostinho bonito na TV. Faltava-lhe o básico: informação. A apresentadora se perdia na conversa, fazia colocações com pouco sentido e argumentações fracas. Sinceramente, eu não me supreenderia se ela perguntasse ao Galvão quem era aquele rapaz que eles estavam entrevistando. E exemplos assim não faltam na televisão brasileira. Também posso citar as apresentadoras do Fala Brasil da Record, Carla Cecato e Roberta Piza, a própria Renata Fan da Band, a Luciana Gimenez, a Siri do TV Fama, Ana Hickmann, Gianne Albertoni e Edu Guedes do Hoje em Dia, Daniela Cicarelli, e por ai vai... Só quero deixar claro que não tenho nada contra apresentadores mulheres, mas depois que as emissoras começaram a valorizar mais os rostinhos bonitos e menos o QI, o nível dos programas está cada vez pior.

3 comentários:

  1. No começo da Rede TV!, as apresentadoras e apresentadores do telejornal sofriam muito. As vezes o sujeito que controlava a velocidade do texto que passa pelo TP errava o ritmo e ficava lento de mais.
    Eu ficava com vergonha pelos apresentadores.
    Hoje muitos usam uma espécie de controle remoto.Repare.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Cara, o Edu Guedes é triste. A Ana Hickman tbm, ela termina todas as frases subindo o tom de voz, é irritante. E agora aquele Edu Guedes ta ensinando aquele mocinha loira do hoje em dia, e temos de aguentar isso! As vezes eu queria não trabalhar em tv.....abs

    ResponderExcluir