sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O demagogo...

Ele usa palavras demagógicas
Que nunca se concretizarão
Diz que fez, que faz e fará
Se esquecendo do que é capaz
Ele usa palavras demagógicas
Que nunca se concretizarão
Diz que fez, que faz e fará
Se esquecendo do que é capaz
Arrasta multidões, ilude corações
De um povo que necessita de um herói
Arrasta multidões, ilude corações
De um povo que necessita de um herói
E blábláblá, blábláblá
Na tela de nossa TV
E rárárá, rárárá
Depois que assume o poder

Ney Franco

Esse post é uma critica direta para muitos ‘políticos lobos’ que vestem pele de cordeiro para iludir seu eleitorado e ganhar popularidade. Seja nas Câmaras Municipais, nas Assembléias Legislativas ou no Congresso, lá estão essas figuras que vomitam palavras bonitas e proferem discursos comoventes que encantam e enchem de esperança quem ouve. Palavras, apenas palavras. Nada mais do que palavras. A Câmara de Santo André possui exemplos espantosos de demagogia. Quatro vereadores da atual legislatura são hours concours no assunto. A cada sessão tenho um desarranjo intestinal quando os ouço. A lábia desses parlamentares é tamanha que chega a convencer. Mostram-se compromissados, preocupados e engajados, porém, apresentam desempenho pífio. É impressionante! Qualquer dia desses digo o nome de cada um e detalho um pouco de seus discursos na tribuna. Ah! Fique de olho em alguns líderes de igrejas. Não são nada diferentes dos políticos. Por enquanto é isso.

2 comentários:

  1. Meu Caro Amigo, apesar das mazelas e da corrupção que afetam este país sou obrigada a concordar com aquele dito: “o povo tem o governo que merece”. Eu diria que não só o governo. O povo tem tudo o que merece. Se o povo tem o governo que merece, conseqüentemente, o povo está sujeito aos planos de governo deste governo que é o representante legal desse povo. Esses dias li o texto abaixo no blog do prof. Marco Antonio do Nascimento (http://www.folhabv.com.br/fbv/Noticia_Impressa.php?id=71824), onde ele aborda muito bem essa questão:

    “Vivemos em um país democrático. Onde o povo é quem detém o poder e o direito de decidir. Mas nem sempre o faz de forma sensata. O povo sabe o que é melhor para si e para os seus. Mas age como se não soubesse. Estado de direito é isso. No entanto o povo é e age de forma ignorante. Ou pelo menos finge ser. Muito embora não o queira ser.

    Por essa razão é que o povo só merece educação de má qualidade. Educação de qualidade deixa o povo independente e crítico. O povo não é merecedor de um sistema de saúde de primeiro mundo. Sistema de saúde de qualidade diminuiria as filas nas portas dos gabinetes dos maus políticos. O povo merece estradas ordinariamente ruins porque estas financiam campanhas milionárias. O povo merece transporte coletivo em péssimas condições e às vezes nem transporte coletivo há. O povo não merece nada de qualidade porque aceita tudo de má qualidade. E ainda agradece.


    Se o povo merecesse pelo menos respeito, teria o que lhe é garantido pela Lei maior. Mas o povo não tem nem o direito de questionar. Por que povo é povo e a este povo empurram-se tudo ou quase tudo de goela abaixo.

    O povo merece ser enganado e representado por políticos corruptos sim. E não são os políticos os responsáveis por estarem exercendo mandatos públicos não. É o povo que é responsável. Esse povo que tanto reclama é quem os elege, reelege “reeelege”, “reeeelege”. E os “reeeeeeelegerão” sempre... Povo ignorante tem a memória curta.

    E esse povo miserável ainda vive batendo palmas, feliz da vida como se vivesse no paraíso. E como se estivesse, através das palmas, tentando dizer: é sou pobre, miserável, mas sou e vivo feliz.

    Mas esse povo não tem coragem de afirmar, embora tenha consciência disso: É, sou e tenho o que mereço porque sou omisso”.

    Enfim...acho impossível discordar desse artigo. Um exemplo claro é a Câmara dos vereadores daí de Sto. André. Convenhamos eleger vereador semi-analfabeto....o que esse povo pensa da vida? Não me interprete mal, porém, a população tá pedindo pra se ferrar....

    .....paro por aqui, porque vc me conhece e sabe que não tenho papa na língua.

    Ah! adoraria ler em seu blog as barbaridades discutidas no plenário, onde o local é digno de um circo. Só faltam jogar pão pros presentes. Porém, nem se dê ao trabalho de colocar nomes.

    Boa sorte.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. No Brasil, Cristo faria acordo com Judas.

    Isso diz tudo dos nossos politicos. Usam ateh Cristo para justificar o injustificave.

    ResponderExcluir