segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Demagogo II

O texto abaixo é um comentário que foi deixado por uma amiga que leu o meu post “O Demagogo”. Achei muito interessante e resolvi publicá-lo. Algumas verdades são doloridas, mas têm que ser ditas mesmo. Leia e reflita.


"Apesar das mazelas e da corrupção que afetam este país sou obrigada a concordar com aquele dito: “o povo tem o governo que merece”. Eu diria que não só o governo. O povo tem tudo o que merece. Se o povo tem o governo que merece, conseqüentemente, o povo está sujeito aos planos deste governo que é o representante legal desse povo. Esses dias li um texto no blog do professor Marco Antonio do Nascimento, onde ele aborda muito bem essa questão: “Vivemos em um país democrático. Onde o povo é quem detém o poder e o direito de decidir. Mas nem sempre o faz de forma sensata. O povo sabe o que é melhor para si e para os seus. Mas age como se não soubesse. Estado de direito é isso. No entanto o povo é e age de forma ignorante. Ou pelo menos finge ser. Muito embora não o queira ser. Por essa razão é que o povo só merece educação de má qualidade. Educação de qualidade deixa o povo independente e crítico. O povo não é merecedor de um sistema de saúde de primeiro mundo. Sistema de saúde de qualidade diminuiria as filas nas portas dos gabinetes dos maus políticos. O povo merece estradas ordinariamente ruins porque estas financiam campanhas milionárias. O povo merece transporte coletivo em péssimas condições e às vezes nem transporte coletivo há. O povo não merece nada de qualidade porque aceita tudo de má qualidade. E ainda agradece. Se o povo merecesse pelo menos respeito, teria o que lhe é garantido pela Lei maior. Mas o povo não tem nem o direito de questionar. Por que povo é povo e a este povo empurram-se tudo ou quase tudo de goela abaixo. O povo merece ser enganado e representado por políticos corruptos sim. E não são os políticos os responsáveis por estarem exercendo mandatos públicos não. É o povo que é responsável. Esse povo que tanto reclama é quem os elege, reelege “reeelege”, “reeeelege” e os “reeeeeeelegerão” sempre... Povo ignorante tem a memória curta. E esse povo miserável ainda vive batendo palmas, feliz da vida como se vivesse no paraíso. E como se estivesse, através das palmas, tentando dizer: é sou pobre, miserável, mas sou e vivo feliz. Mas esse povo não tem coragem de afirmar, embora tenha consciência disso: É, sou e tenho o que mereço porque sou omisso”. Enfim, acho impossível discordar desse artigo. Um exemplo claro é a Câmara dos vereadores de Santo André. Convenhamos, eleger vereador semi-analfabeto....o que esse povo pensa da vida? Não me interprete mal, porém, a população tá pedindo pra se ferrar.... Ah! Adoraria ler em seu blog as barbaridades discutidas no plenário, onde o local é digno de um circo. Só faltam jogar pão pros presentes. Porém, nem se dê ao trabalho de colocar nomes".

7 comentários:

  1. Caro, colega, parabéns pela expressão e conceito deste belo blog, puramente inteligente e com seriedade. Abraço! E viva a comunicação! te seguirei!

    ResponderExcluir
  2. Amore, eu sou foda...rsrsrs!!

    Agora, cadê meu crédito?!

    Tinha que vir assim: o texto abaixo foi um comentário DE UMA LINDA MENTE BRILHANTE, DA MINHA QUERIDA AMIGA, VALÉRIA...fica melhor, não acha?!

    Precisa levantar minha auto-estima justamente porque estou a menos de 10 dias daquela tenebrosa prova. Tô precisando de apoio moral...kkk.

    ...agora falando sério (mas o que escrevi a cima também é sério, viu, ñ é brincadeira..rs), achei esse artigo do prof. Marco Antº do Nascimento e na hora liguei com Sto. André...pra não dizer do Senado, Assembléia e por aí vai. Porém, c/ tantas critcas nesses últimos meses dou meus parabéns ao prefeito Aidan. Ele está realizando um bom trabalho, principalmente, a meu ver tendo a pior Câmara dos Vereadores da história dessa cidade.

    Que Deus me perdoe; mas onde já se viu eleger vereador c/ apelido de "Isqueiro", "Alemão do Cruzado"....e por aí vai...

    ...por isso repito: O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE E, AINDA, MERECE SER ENGANADO E SER REPRESENTADO POR POLÍTICOS CORRUPTOS SIM!!

    Mudando de assunto, foi uma honra ter seu reconhecimento sobre esse post!!

    Obrigada.
    Bjs,


    PS: se algo me acontecer nos próximos dias, foi devido aos nomes dado aos bois...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Estava me esquecendo. A sacada do Pateta foi ótima!!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  4. Mas o povo sofre também. E muito. E você pode votar certo e ser traído.

    Acho que é mais saudável apostar mesmo é na educação. Mas aí é só a looooogo prazo...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por comentar e visitar o Apimentário, Cleber. O seu eu já posso dizer que: sou um fã.

    Se puder, seja meu seguidor, daí nao te perco de vista e posso manter um retorno contigo melhor, ta? abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Oi Aldrin, me desculpe, mas discordo de vc. O povo sofre porque quer. Qtas pessoas vc ouve dizendo que não gosta de política? Qtas pessoas assistem o horário eleitoral; mesmo que ele seja ridículo? Qtas pessoas lembram em quem votou na última eleição, falo de 2 anos atrás? Qtas pessoas assistem os debates eleitorais na TV? Qtas pessoas vão até os candidatos que votaram para cobrar as promessas que o infeliz em questão fez durante campanha? Qtas pessoas sabem o nome do prefeito da cidade? Do vice-prefeito, melhor nem perguntar e vereador ou deputado sabem que existem porque geralmente votam na legenda....

    ....por essas perguntas, as quais sabemos as respostas é que o povo sofre. Por ser burro e ignorante.

    Qto. a educação concordo plenamente c/ vc; entretanto, como educar uma nação que não quer saber de POLÍTICA, sendo que é essa mesma política que dita as "regras educacionais".

    Além disso, qdo o povo vota por votar, por pura obrigação, como acontece no Brasil; vc acha que esse mesmo povo está interessado em saber do passado ou do presente do candidato que ele vai votar? O povo vai às urnas, vota na legenda, ou em algum candidato que algum amigo indicou. Isso qdo não opta em pegar os “santinhos” no chão e votar naquele que achou a “cara mais simpática” (eu mesma cansei de presenciar cenas como essa). Jamais pensam nas consequencias desse ato.

    Como educar esse "povo"??! Ademais pros políticos é melhor ter uma população bestializada do que inteligente. Visto que os "analfabetos políticos" podem ser tranquilamente dominados.

    Se os brasileiros tivessem o mínimo de consciência durante as eleições, não me refiro nem a 10% da população, com certeza isso não aconteceria.

    Espero q não me leve a mal; porém ñ resisti.
    Ab,

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Cleber. Vi seu blog pelo blog da Valéria. Acho que devo ter feito algum comentário num texto seu. Sou de Florianopolis e por acaso achei o blog da Valéria quando estava fazendo uma pesquisa para um trabalho da escola. Foi uma redação sobre o Senado e a Atualidade. Cheguei nela pelo google e sou fã dos textos dela que é apimentados e venenosos, como ela mesmo diz. Guri hoje fui ler o blog dela aproveitei e vim visitar o seu porque seus comentários também são venenosos e acho muito manero os blog dos dois e me ajuda nos trabalhos da escola. Vi que até no seu blog a Valéria escreveu muita coisa importante, vocês dam uma dupla boa. Queria que escrevam mais sobre política porque estou no ultimo bimestre e terei prova na semana que vem sobre os acontecimentos do cenário político e vocês dois vam ser minha apostila de estudo. Valeu guri por este texto, ele vai me ajudar muito. Amanhã volto para ver se tem mais texto politico, seria bem legal se escrevesse mais sobre brasília.

    Fabí

    ResponderExcluir