quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Doze reais? PQP!

Não sou amante de shopping center. Se puder, evito mesmo. Vou muito pouco. Odeio procurar vaga no estacionamento e mesa na praça de alimentação, odeio os esbarrões nos corredores, vendedores chatos... E filas. É fila pra sacar dinheiro, pra comer, pra pagar, pra mijar... Quando estou sem grana então xiiiiiii, nem passo perto. Olhar vitrine por olhar não rola. Não que eu seja anti-social, todavia, esse é um ambiente que definitivamente não figura entre os meus preferidos.

Num domingo desses fui ao Shopping ABC Plaza pegar um cineminha com o meu broto legal. Aliás, cinema é uma das poucas coisas que me atraem, mas vou pouco justamente por estarem localizados, em sua maioria, nos shoppings. Quando posso vou a cinemas alternativos. Pois bem. O que me levou a fazer este post hoje não é propriamente essa minha aversão por shopping, mas o valor abusivo que o estabelecimento está cobrando de estacionamento, bem como o critério de cobrança empregado. Refiro-me ao shopping de Santo André, no entanto, essa é uma pratica comum já há algum tempo nos shoppings e supermercados de São Paulo e da Região Metropolitana. Não sou e nunca fui contra a taxação pelo uso do estacionamento. Pelo contrário. Acho até que é uma maneira de selecionar o público. Quero morrer quando vou a um shopping e me deparo, logo no estacionamento, com uma turma tomando vinho Chapinha e ouvindo funk alto num chevette 76 com um adesivo “Sou foda” colado no vidro. Os camaradas passam mais de cinco horas no local sem consumir uma 'aguinha' sequer e ainda constrangem os bons freqüentadores. Tem que pagar caro mesmo!

Agora, é preciso ter muito cuidado para não penalizar justamente os usuários que se deslocam aos shoppings para consumirem. Vou citar o exemplo que aconteceu comigo. Antes de iniciar a sessão no domingo, minha namorada e eu resolvemos almoçar e fazer umas comprinhas. Somando tudo (almoço, sorvetinho, docinho, roupas e cinema), nós gastamos numa tarde R$ 475. Calma! Isso não é habitual. Nós exageramos um pouquinho... rsrs. Mas retomando. Quando fomos validar o ticket do estacionamento tivemos que desembolsar mais R$ 12, porque passamos mais de cinco horas no local. Oras Bolas! Será que nesse caso nós não deveríamos ficar isentos do pagamento? Isso sim eu considero abusivo. Esses mercantilistas que criaram essa taxação poderiam pensar numa política de isenção para clientes, não é? Mas eu falei em pensar, será que esses camaradas conseguem pensar em outra coisa que não seja lucro a todo custo? Com certeza o dono do chevetão 76 está rindo muito da minha cara agora. Fazer o quê? Os responsáveis pelo estacionamento também estão.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Participe da enquete !

Ao longo desses cinco meses de blog tenho tentado selecionar assuntos interessantes para repercutir nesse espaço. Meu objetivo aqui é tornar pública minhas opiniões sobre os mais diversos temas do cotidiano e ao mesmo tempo incitar o leitor a interagir. De vez em quando também aproveito o espaço para contar algumas experiências dessa minha 'vidinha mais ou menos'... hehehe. Com isso, o amigo(a) visitante pode conhecer um pouquinho mais sobre a minha pessoa. A missão de atrair visitantes não é fácil, o blog ainda é pouco conhecido. Por isso mesmo, a tentativa de aprimorar esse ambiente é um exercício constante.

Pois bem, para estimular ainda mais a interação com o visitante elaborei uma enquete que está localizada bem aqui do lado, na barra lateral direita do blog. Minha intenção com essa consulta é saber a preferência de leitura das pessoas que navegam por este espaço. Quero deixar claro que independentemente da opção mais votada vou continuar abordando variados temas para debate, no entanto, o tema vencedor será aplicado com muito mais freqüência nos meus textos. Outra coisa. Não quero com isso segmentar o meu blog. Esse espaço continuará sendo democrático e aberto para todos os assuntos.

Participe! Marque uma das opções indicadas ou deixe um comentário caso sua sugestão não esteja contemplada na enquete. Seu voto vai orientar o conteúdo deste blog e contribuir bastante com a qualidade das discussões.

Um forte abraço,

Cleber

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Santo TP! Mas nem tão santo assim...

Você sabe o que é TP? Calma mulheres, não vou falar daquela coisinha chata que aborrece vocês uma vez por mês, até porque faltaria uma letra na sigla... hehehe. Estou me referindo ao Tele Prompter ou Tele Ponto, um equipamento acoplado às câmeras filmadoras que exibe o texto a ser lido pelo apresentador nos programas de TV, principalmente nos telejornais. Ou você pensava que um apresentador decora tudo aquilo que fala? Nada disso. Quando esse profissional está lendo no prompter temos a impressão de que está olhando diretamente para a lente da câmera e, conseqüentemente, para a audiência. Se não fosse esses benditos TPs, não sei o que seria de muitos profissionais da televisão.

Pois bem, ao mesmo tempo que esse aparelhinho é um importante aliado para o bom andamento dos programas, muitas vezes ele também revela a falta de talento e conteúdo das pessoas que trabalham em TV. Quantas vezes já vi um apresentador ou apresentadora ratear porque o TP falhou. Quando isso acontece, ai você percebe quem de fato tem talento para estúdio. Tenho que admitir que é muito dificil fazer um telejornal sem TP, porém, em programas de entrevistas e entretenimento, o teleprompter pode ser totalmente dispensado.

No ultimo domingo (18), assisitindo ao Esporte Espetacular da Globo, que foi transmitido direto de Interlagos devido ao GP de Fórmula 1, pude ver o quanto a apresentadora, Cristiane Dias é fraquinha quando está sem o apoio do TP. Num determinado momento do programa estavam Galvão Bueno, Reginaldo Leme e ela conversando com o piloto Felipe Massa. Ali a garota mostrou que é apenas mais um rostinho bonito na TV. Faltava-lhe o básico: informação. A apresentadora se perdia na conversa, fazia colocações com pouco sentido e argumentações fracas. Sinceramente, eu não me supreenderia se ela perguntasse ao Galvão quem era aquele rapaz que eles estavam entrevistando. E exemplos assim não faltam na televisão brasileira. Também posso citar as apresentadoras do Fala Brasil da Record, Carla Cecato e Roberta Piza, a própria Renata Fan da Band, a Luciana Gimenez, a Siri do TV Fama, Ana Hickmann, Gianne Albertoni e Edu Guedes do Hoje em Dia, Daniela Cicarelli, e por ai vai... Só quero deixar claro que não tenho nada contra apresentadores mulheres, mas depois que as emissoras começaram a valorizar mais os rostinhos bonitos e menos o QI, o nível dos programas está cada vez pior.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Demagogo II

O texto abaixo é um comentário que foi deixado por uma amiga que leu o meu post “O Demagogo”. Achei muito interessante e resolvi publicá-lo. Algumas verdades são doloridas, mas têm que ser ditas mesmo. Leia e reflita.


"Apesar das mazelas e da corrupção que afetam este país sou obrigada a concordar com aquele dito: “o povo tem o governo que merece”. Eu diria que não só o governo. O povo tem tudo o que merece. Se o povo tem o governo que merece, conseqüentemente, o povo está sujeito aos planos deste governo que é o representante legal desse povo. Esses dias li um texto no blog do professor Marco Antonio do Nascimento, onde ele aborda muito bem essa questão: “Vivemos em um país democrático. Onde o povo é quem detém o poder e o direito de decidir. Mas nem sempre o faz de forma sensata. O povo sabe o que é melhor para si e para os seus. Mas age como se não soubesse. Estado de direito é isso. No entanto o povo é e age de forma ignorante. Ou pelo menos finge ser. Muito embora não o queira ser. Por essa razão é que o povo só merece educação de má qualidade. Educação de qualidade deixa o povo independente e crítico. O povo não é merecedor de um sistema de saúde de primeiro mundo. Sistema de saúde de qualidade diminuiria as filas nas portas dos gabinetes dos maus políticos. O povo merece estradas ordinariamente ruins porque estas financiam campanhas milionárias. O povo merece transporte coletivo em péssimas condições e às vezes nem transporte coletivo há. O povo não merece nada de qualidade porque aceita tudo de má qualidade. E ainda agradece. Se o povo merecesse pelo menos respeito, teria o que lhe é garantido pela Lei maior. Mas o povo não tem nem o direito de questionar. Por que povo é povo e a este povo empurram-se tudo ou quase tudo de goela abaixo. O povo merece ser enganado e representado por políticos corruptos sim. E não são os políticos os responsáveis por estarem exercendo mandatos públicos não. É o povo que é responsável. Esse povo que tanto reclama é quem os elege, reelege “reeelege”, “reeeelege” e os “reeeeeeelegerão” sempre... Povo ignorante tem a memória curta. E esse povo miserável ainda vive batendo palmas, feliz da vida como se vivesse no paraíso. E como se estivesse, através das palmas, tentando dizer: é sou pobre, miserável, mas sou e vivo feliz. Mas esse povo não tem coragem de afirmar, embora tenha consciência disso: É, sou e tenho o que mereço porque sou omisso”. Enfim, acho impossível discordar desse artigo. Um exemplo claro é a Câmara dos vereadores de Santo André. Convenhamos, eleger vereador semi-analfabeto....o que esse povo pensa da vida? Não me interprete mal, porém, a população tá pedindo pra se ferrar.... Ah! Adoraria ler em seu blog as barbaridades discutidas no plenário, onde o local é digno de um circo. Só faltam jogar pão pros presentes. Porém, nem se dê ao trabalho de colocar nomes".

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O demagogo...

Ele usa palavras demagógicas
Que nunca se concretizarão
Diz que fez, que faz e fará
Se esquecendo do que é capaz
Ele usa palavras demagógicas
Que nunca se concretizarão
Diz que fez, que faz e fará
Se esquecendo do que é capaz
Arrasta multidões, ilude corações
De um povo que necessita de um herói
Arrasta multidões, ilude corações
De um povo que necessita de um herói
E blábláblá, blábláblá
Na tela de nossa TV
E rárárá, rárárá
Depois que assume o poder

Ney Franco

Esse post é uma critica direta para muitos ‘políticos lobos’ que vestem pele de cordeiro para iludir seu eleitorado e ganhar popularidade. Seja nas Câmaras Municipais, nas Assembléias Legislativas ou no Congresso, lá estão essas figuras que vomitam palavras bonitas e proferem discursos comoventes que encantam e enchem de esperança quem ouve. Palavras, apenas palavras. Nada mais do que palavras. A Câmara de Santo André possui exemplos espantosos de demagogia. Quatro vereadores da atual legislatura são hours concours no assunto. A cada sessão tenho um desarranjo intestinal quando os ouço. A lábia desses parlamentares é tamanha que chega a convencer. Mostram-se compromissados, preocupados e engajados, porém, apresentam desempenho pífio. É impressionante! Qualquer dia desses digo o nome de cada um e detalho um pouco de seus discursos na tribuna. Ah! Fique de olho em alguns líderes de igrejas. Não são nada diferentes dos políticos. Por enquanto é isso.

domingo, 11 de outubro de 2009

Só falta fechar o caixão...

Quem acompanha minhas opiniões neste espaço sabe que sempre me mostrei descrente com a campanha do Ramalhão na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Pois bem, após a derrota do último sábado para o Fluminense (até então o último colocado da competição) acredito que o Santo André já selou seu destino na competição. Acho que agora não tem mais jeito. Faltando apenas nove rodadas para terminar o campeonato creio que não há mais tempo para recuperação. O Ramalhão está rebaixado. Infelizmente esse é o destino para um clube que possui uma diretoria amadora. Que a Série B em 2010 sirva para reciclar algumas “cabeças obtusas” que prejudicaram o clube este ano. Fora Marcelinho, Gustavo Nery, Nunes, Ronan, Romualdo e cia limitada! Vão todos para o inferno!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Mais uma com o Ramalhão...

Nesta quarta-feira (7), como é de praxe, resolvi acompanhar o Ramalhão, dessa vez em Barueri. A partida válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou empatada 0 a 0. Embora nenhuma das equipes tenha conseguido balançar as redes, o jogo foi muito movimentado, com chances claras para ambos os lados. Os goleiros estavam numa noite inspirada, fecharam o gol. A igualdade no marcador foi péssima para o Ramalhão, que voltou à zona da degola. A partir de agora é vencer ou vencer. Não é mais permitido tropeços, caso contrário será segundona na certa.
Pois bem, queria deixar um pouco a partida de lado pra falar sobre a Arena Barueri, o melhor estádio que já conheci na vida. Fiquei impressionado com o projeto. Coisa linda! No Estado de São Paulo conheço, no mínimo, uns 15 campos de futebol e posso afirmar com toda a convicção que a Arena Barueri é o melhor estádio do Estado de São Paulo e talvez do Brasil. Certamente a arena está à altura dos melhores campos europeus. Possui moderna estrutura e design, além de propiciar conforto e segurança aos espectadores. Sem duvida nenhuma a Arena Barueri apresenta todas as condições de ser a sede paulista da Copa do Mundo de 2014. E olha que o projeto ainda não está totalmente concluído. Abaixo postei algumas imagens do estádio. Desculpe-me pela má qualidade, já que as fotos foram tiradas com o meu celular.

Hooligans, hooligans, hooligans...

Só pra mostrar o campo no fundo

Lateral direita - torcedores do Barueri

Atrás do gol - torcida adversária

Banheiros com privadas e miquitórios

Pias com torneiras de pressão

Parte esquerda da arquibancada ainda não concluída

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Com tanta coisa pra se preocupar nesse país...

Acompanhe essas imagens que ganharam os noticiários do país nos últimos dias. Você vê algo demais no fato do cantor Daniel ter tirado uma policial para dançar num show em Paraguaçu Paulista?

Vamos deixar a hipocrisia de lado. Que mal os dois cometeram? Essa disciplina doutrinada exageradamente, sobretudo na Polícia Militar, é um dos grandes motivos que acaba afastando a corporação da sociedade. Vivemos num país que grande parte das pessoas (principalmente nas periferias) enxerga a polícia como inimiga. Esse sentimento de medo adquirido com as repressões na época da ditadura e estendida ao dias atuais devido a muitos exageros cometidos pela instituição, só será atenuado com o estabelecimento de uma relação estreita com o povo. Dane-se que a PM estava em serviço. Esse gesto mostrou que existe sensibilidade nesses profissionais, mostrou que o policial também é humano passível de emoções como qualquer um de nós. Punir a policial será mais um ato que ecoará contra a polícia.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

E não é que deu Rio...

Bom, o que eu tinha que dizer sobre os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro já foi dito no post logo ai abaixo. Não torci contra. Jamais faria isso. Sou um patriota e torço pelo meu país até em competições de bola de gude. Só entendo que antes de ser o anfitrião das Olimpíadas, o Brasil teria muitas outras prioridades para serem sanadas. Mas enfim, chegou a hora. Agora é arregaçar as mangas e trabalhar. Depois da Copa da África do Sul, no ano que vem, todos os holofotes do mundo estarão voltados para o Brasil durante seis anos. Vamos mostrar para o planeta que temos condições de promover as duas maiores competições da humanidade em altíssimo nível. As Olimpíadas colocarão o Brasil de vez como uma potência no cenário mundial. Parabéns a todos os brasileiros! Que os Jogos tragam mudanças e progresso para o nosso povo.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

O Morumbi e a Copa...

Hoje quero dar o meu pitaco no assunto Copa 2014, mais precisamente na possibilidade do estádio Cícero Pompeu de Toledo (mais conhecido como Morumbi) sediar a competição em São Paulo. Prometo deixar minha parcialidade corintiana de lado. Para começo de conversa quero defender o Morumbi. Não, não estou maluco. É isso mesmo. Sou amplamente favorável que o Morumbi receba a cerimônia de abertura da Copa, bem como alguns jogos da competição. Primeiro porque sou radicalmente contrário ao emprego de verba publica na construção de estádios, e segundo porque o São Paulo Futebol Clube (a quem pertence o Morumbi) está se comprometendo a executar um interessante projeto para receber o evento. Conheço o estádio e acho que é possível adequá-lo aos padrões exigidos pela FIFA com menor investimento (se comparado à construção de um novo que pode chegar a R$ 750 milhões). Queira ou não o Morumbi (mesmo com diversos problemas estruturais devido ao tempo de edificação) tem sim condições de prover o conforto necessário para os espectadores. Não é nenhum exagero, mas acredito que o Morumbi não fica devendo muita coisa para muitos estádios da Itália ou de Portugal, por exemplo. Aliás, dizer que todos os estádios europeus são bem estruturados é conversa de hipócritas. Dias atrás ouvi um depoimento de uma pessoa que conheceu o Estádio Olímpico de Roma e mais alguns confirmando que por lá as coisas não são tão perfeitas como se fala. Não quero aqui dizer que o Morumbi não precise passar por reformas. Precisa e muito. Agora, falar que o estádio está ultrapassado é demais. Em minha opinião o Morumbi já tem um projeto moderno que aliado a uma ampla reforma e novos ajustes certamente o deixará no rol dos melhores estádios do mundo. Outra coisa, dizer que o Morumbi não tem condições de receber jogos da Copa devido à falta de estacionamento e a dificuldade de acesso é empobrecer o debate. Por fim, prefiro acreditar que os “homens” da FIFA ou da comissão organizadora não estejam forçando a construção de um novo estádio em São Paulo, porque se isso estiver ocorrendo mesmo passo a desconfiar que a Copa do Mundo no Brasil esteja servindo como um verdadeiro balcão de negócios para muitos peixes graúdos.

Projeto do São Paulo para o Morumbi