terça-feira, 25 de maio de 2010

Viva a mesmice do futebol europeu!

Final de mais uma temporada do futebol europeu. Mais uma vez a mesmice prevaleceu e os principais campeonatos foram dominados pelas mesmas equipes de sempre. Internazionale na Itália, Barcelona na Espanha, Chelsea na Inglaterra, Bayer na Alemanha... Diante de tanta obviedade, resolvi reproduzir um trecho de um texto que publiquei neste mesmo espaço em setembro do ano passado.

Que porre é assistir o futebol europeu. Cansei. Vai ter campeonatos previsíveis assim lá em Antígua e Barbuda. PQP! Passa temporada entra temporada é Internazionale e Milan liderando o Campeonato Italiano, Real Madrid e Barcelona na ponta do Espanhol, Manchester United, Chelsea e Arsenal comandando o Inglês, entre outras similaridades na Alemanha, França, Portugal... Os times de ponta da Europa montam verdadeiras seleções para vencer campeonatos nacionais que possuem um nível de competitividade ridículo. Repito, RIDÍCULO! Todos os campeonatos europeus (exceto a UEFA Champions Liegue que reúne somente os melhores de cada país) são piores que a Série B do Campeonato Brasileiro. A segunda divisão do Brasileirão me atrai muuuuito, mas muuuuuuuuuuito mais do que essas PORCARIAS de torneios da Europa. O pior de tudo é ouvir alguns jornalistas idiotas criticarem o Campeonato Brasileiro, dizendo que a competição é nivelada por baixo porque as principais estrelas tupiniquins estão abrilhantando os campos europeus, que por aqui ficou apenas o quarto escalão de jogadores, entre outras asneiras. Eu gostaria que esses ‘entendidos’ jornalistas que defendem tanto as competições européias me respondessem por que os times de lá continuam se interessando tanto pelo quarto escalão de jogadores daqui?

O BRASIL TEM O MELHOR CAMPEONATO DE FUTEBOL DO MUNDO e ponto final. Aqui sim existe disputa interessante pelo título. A paridade entre as equipes torna a nossas competições muito mais atraentes e menos previsíveis. Outra coisa que deve ser exaltada no nosso futebol é o trabalho de base de muitos clubes. A técnica e o ‘olho clínico’ para revelação de bons jogadores é uma habilidade encontrada com muito mais contumácia no Brasil, fato que não posso dizer o mesmo da Europa. Para finalizar, garanto que algumas equipes, como: Bunrley, Hull City, Portsmouth (Ing), Valladolid, Tenerife, Xerez (Esp), Atalanta, Siena, Livorno (Ita), Nuremberg, Bochum, Hertha Berlim (Ale), encontrariam seríssimas dificuldades na Série A-3 do Paulistão. Quer ter um desarranjo intestinal? Assista um jogo desses times.

Nenhum comentário:

Postar um comentário