quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eu acredito no hexa... e no Dunga

Confesso que não me surpreendi nada nada com a convocação da seleção brasileira. Sinceramente eu já esperava por uma convocação conservadora e pouco ousada do técnico Dunga. Foi assim desde que ele assumiu a seleção em 2006, por que não seria agora? Mesmo assim, confio muito nesse time. Acho que esses caras vão conquistar o hexa. É importante que os críticos muito ‘entendidos de futebol’ saibam, que esse treinador tem o melhor aproveitamento dos últimos dez anos na seleção brasileira, superando, inclusive, Luiz Felipe Scolari (penta campeão em 2002) e Carlos Alberto Parreira (tetra em 1994). Em 49 jogos pelo Brasil, Dunga conquistou 34 vitórias, dez empates e cinco derrotas, o que significa um aproveitamento de 76%. E o mais importante: essa trajetória foi construída com a grande maioria dos jogadores que estão na lista de convocados para a Copa.

O técnico Dunga fez a camisa da seleção ser alvo de disputa novamente. Resgatou o interesse dos jogadores em servir o país. Acabou com as farras, com o oba-oba. Agora, a coisa está séria. Não existem mais privilégios para os ‘estrelas’. O tratamento é igual para todos. Isso é uma coisa que o povo sempre cobrou. Portanto, não sejamos hipócritas de criticar agora. Muitos e muitos brasileiros estão detonando a convocação, sobretudo os ‘medíocres da mídia esportiva’, questionando a qualidade de alguns atletas da lista. Até entendo as insatisfações. Eu também tenho as minhas. Porém, temos que deixar as ‘paixões clubísticas’ de lado e dar um voto de confiança a um cara que vive o dia a dia da seleção. O Dunga é incessantemente criticado por ter lá as suas convicções. E daí, que não tem as suas? Pelo menos, até agora, essas convicções tem dado bons resultados.

Prezados amigos, podem ficar tranqüilos. Nós não iremos fracos ao mundial. Confie. E vou mais além. Seremos hexa porque esse time possui algo que há muito tempo estava faltando na seleção: o coração, o espírito, a alma de vencedor. Em 2006, por exemplo, o Brasil foi à Copa da Alemanha repleta de craques e deu no que deu. Não passamos das quartas de final. Talento sem gana não dá liga. Por isso, sempre digo que, em muitas situações, a vontade supera a técnica. Tenho certeza que esses jogadores tão questionados vão superar as suas limitações dando o sangue pela seleção. Pode preparar a festa. Seremos campeões mundiais mais uma vez.

Um comentário:

  1. Eu nao. Acho que nao existe mais futebol brasileiro. Nossos atacantes marcam como os Europeus. Nossos zagueiros sao piores que os Europeus. A selecao eh tao ruim que o nosso melhor jogador eh o goleiro. Podem ate dizer que os outros tambem nao sao melhores, mas acho que o futebol brasileiro ja perdeu essa e outras Copas passadas. Nao temos mais nossa selecao em casa, nao temos mais nossos jogadores em casa. Ganhar ou perder eh a mesma coisa. Gosto de torcer para o meu time. Selecao nao tem a menor importancia.

    ResponderExcluir