sábado, 29 de maio de 2010

Pela redução da maioridade penal...

Antes de qualquer coisa quero deixar claro que sou defensor da redução da maioridade penal no Brasil. Em minha opinião, jovem que cometer crime deve ser punido exemplarmente independentemente da idade. Quando digo exemplarmente não estou me referindo a essas medidas sócio-educativas ‘BROXAS’ aplicadas pela Fundação Casa (antiga FEBEM) ou qualquer outra instituição semelhante. Estou falando em cana, cadeia, prisão, cárcere, xilindró... com as mesmas regras dos adultos. Estou cansado de ouvir argumentos do tipo “o que falta é oportunidade aos jovens”, ou “o adolescente muda de mentalidade constantemente, fato que pode acabar recuperando-o”, e até mesmo “o jovem pode até ter consciência do ato, mas praticá-lo por influência de um adulto”.

Quanta hipocrisia. É por conta dessa inércia e desses discursinhos falaciosos que muita coisa nesse país não prospera. A criminalidade continua crescendo assustadoramente, a juventude está se envolvendo cada vez mais no mundo da delinquência e nenhma providência é tomada para conter isso. Estou cansado de acompanhar nos noticiários histórias de menores que sem mais nem menos apertam o gatilho de um revólver e interrompem a vida de muitos inocentes, estou cansado de ver menores assumindo a culpa e confessando a pratica delituosa só para livrar a cara dos marmanjos, estou cansado de ver essa pivetada aterrorizando famílias, fazendo ‘diabos’ cientes da nossa abananada legislação. Isso mesmo, legislação FROUXA e BRANDA que protege criminosos.

Outra coisa, e esse Estatuto da Criança e do Adolescente, hein? É uma piada. Proibir a imprensa de mostrar o rosto de marginais, obrigar a mídia a chamá-los de menor infrator ou adolescente em conflito com a lei.... HUMPF! Isso é um tapaço na cara da sociedade. Essa raça faz o quer com as pessoas, quando não mata, humilha, tortura e ainda somos obrigados a respeitá-los. Por isso, faço coro aos defensores da redução da idade penal. E sou até mais radical. Defendo que com 14 anos o menor já responda criminalmente pelos seus atos e seja penalizado exemplarmente como qualquer adulto. Aliás, nessa esteira eu defendo também penas mais severas para os adultos que cometerem crimes hediondos. O nosso Código de Execuções Penais é RIDÍCULO e precisa urgentemente ser reformado. Caso contrário, de nada adiantará endurecer a punição para os menores e manter essa pouca vergonha no sistema prisional brasileiro. Já passou da hora de discutirmos seriamente o fim do chamado indulto para presos e a aplicação de prisão perpétua. Sou favorável à redução da maioridade penal, por que entendo que o menor tem sim plena consciência de seus atos, ou pelo menos já tem o discernimento suficiente sobre o crime e porque a maioridade penal aos 18 anos gera uma cultura de impunidade. Enfim, essa medida pode não ser a solução definitiva para conter a criminalidade no Brasil, todavía, o seu poder de intimidação fará o jovem pensar mil vezes antes de cometer qualquer delito.

Veja alguns exemplos de maioridade penal no mundo:

Estados Unidos – entre 6 e 18 anos, conforme legislação estadual
México – 11 ou 12 para a maioria dos Estados
Argentina – 16 anos
Chile – 16 anos
Alemanha – 14 anos
França – 13 anos
Escócia – 8 anos
Inglaterra – 10 anos
Ucrânia – 10 anos
Rússia – 14 anos
Itália – 14 anos
Polônia – 13 anos
Turquia – 11 anos
Africa do Sul – 7 anos
Etiópia – 9 anos
Nigéria – 7 anos
Quênia – 8 anos
Sudão – 7 anos
Unganda – 12 anos
China – 14 anos
Coréia do Sul – 12 anos
Filipinas – 9 anos
Índia – 7 anos
Indonésia – 8 anos
Japão – 14 anos
Tailândia – 7 anos
Uzbequistão – 13 anos

terça-feira, 25 de maio de 2010

Viva a mesmice do futebol europeu!

Final de mais uma temporada do futebol europeu. Mais uma vez a mesmice prevaleceu e os principais campeonatos foram dominados pelas mesmas equipes de sempre. Internazionale na Itália, Barcelona na Espanha, Chelsea na Inglaterra, Bayer na Alemanha... Diante de tanta obviedade, resolvi reproduzir um trecho de um texto que publiquei neste mesmo espaço em setembro do ano passado.

Que porre é assistir o futebol europeu. Cansei. Vai ter campeonatos previsíveis assim lá em Antígua e Barbuda. PQP! Passa temporada entra temporada é Internazionale e Milan liderando o Campeonato Italiano, Real Madrid e Barcelona na ponta do Espanhol, Manchester United, Chelsea e Arsenal comandando o Inglês, entre outras similaridades na Alemanha, França, Portugal... Os times de ponta da Europa montam verdadeiras seleções para vencer campeonatos nacionais que possuem um nível de competitividade ridículo. Repito, RIDÍCULO! Todos os campeonatos europeus (exceto a UEFA Champions Liegue que reúne somente os melhores de cada país) são piores que a Série B do Campeonato Brasileiro. A segunda divisão do Brasileirão me atrai muuuuito, mas muuuuuuuuuuito mais do que essas PORCARIAS de torneios da Europa. O pior de tudo é ouvir alguns jornalistas idiotas criticarem o Campeonato Brasileiro, dizendo que a competição é nivelada por baixo porque as principais estrelas tupiniquins estão abrilhantando os campos europeus, que por aqui ficou apenas o quarto escalão de jogadores, entre outras asneiras. Eu gostaria que esses ‘entendidos’ jornalistas que defendem tanto as competições européias me respondessem por que os times de lá continuam se interessando tanto pelo quarto escalão de jogadores daqui?

O BRASIL TEM O MELHOR CAMPEONATO DE FUTEBOL DO MUNDO e ponto final. Aqui sim existe disputa interessante pelo título. A paridade entre as equipes torna a nossas competições muito mais atraentes e menos previsíveis. Outra coisa que deve ser exaltada no nosso futebol é o trabalho de base de muitos clubes. A técnica e o ‘olho clínico’ para revelação de bons jogadores é uma habilidade encontrada com muito mais contumácia no Brasil, fato que não posso dizer o mesmo da Europa. Para finalizar, garanto que algumas equipes, como: Bunrley, Hull City, Portsmouth (Ing), Valladolid, Tenerife, Xerez (Esp), Atalanta, Siena, Livorno (Ita), Nuremberg, Bochum, Hertha Berlim (Ale), encontrariam seríssimas dificuldades na Série A-3 do Paulistão. Quer ter um desarranjo intestinal? Assista um jogo desses times.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Malditas potências...

Não sou nenhum radical comunista adepto da ideologia bolivariana, tampouco simpatizo com discursos de ódio ao sistema capitalista. No entanto, as potências mundiais, sobretudo Estados Unidos e Grã-Bretanha estão revelando de vez as suas sádicas facetas. A insistência em aplicar severas sanções para o Irã é uma prova de que os esforços para estabelecer a paz no mundo só têm legitimidade quando articulada por seus nefandos líderes.

Concordo com o ex-deputado José Dirceu: “a política de não proliferação nuclear é ditada pelos interesses de hegemonia e dominação dos EUA e não da paz e segurança mundial. A recusa de Washington em pelo menos analisar e negociar os termos do acordo do Irã com a Turquia, patrocinado pelo Brasil, dá bem uma idéia do temor americano à presença de outros atores e negociadores que rompa o monopólio que eles detêm com a Grã Bretanha...” E completa: “... O que estamos assistindo é à tentativa dos EUA de impedir o Irã de se desenvolver e de se transformar numa potência média, econômica e militar na região. Basta ver que entre as sanções estão medidas para impedir o país de comprar armas médias e defensivas como aviões e carros de combate e tanques. O que tem a ver isso com a questão nuclear? Nada”.

E essa nossa imprensa hein? Está mesmo provando que torce pelo fracasso do nosso país. Humpf!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Paradinha no futebol

Finalmente a FIFA tomou uma atitude contra essa covardia. A paradinha no pênalti é uma atitude antidesportiva e tinha mesmo que ser banida do futebol. A meu ver, esse artifício que só ocorre com freqüência no Brasil é uma 'segunda penalidade num mesmo lance' para a equipe que cometeu a infração. Uma aberração!

A partir de junho, a Regra 14 do futebol passa a vigorar com a seguinte redação: "fintar o goleiro durante corrida em direção a bola é permitido, no entanto, fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal e a atitude fará o jogador ser punido”. Medida acertadíssima. Parabéns, FIFA!

Até eu que sou mais bobo entendi o recado. Só faltava agora os árbitros brasileiros interpretarem a regra de outra forma. Aliás, o brasileiro vive mesmo interpretando as coisas de forma diferente do restante do mundo. É melhor esperar pra ver.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

O urânio e a vitória da diplomacia brasileira

Certamente você deve ouvir com muita freqüência notícias referentes a uma substância química chamada urânio, não é? Bem, sempre quando ouço me faço a seguinte pergunta: será que as pessoas sabem do que se trata? Eu mesmo tenho muitas dúvidas e dificilmente vejo a mídia fazer esclarecimentos a esse respeito. Para você que acompanha este blog e, eventualmente, tenha alguma dúvida sobre isso, o que posso dizer é que urânio é um mineral encontrado em rochas. Quando puro, é sólido, muito duro e denso, de aspecto cinza à branco, bem parecido com a coloração do níquel. O urânio encontrado na natureza é pobre e, para a maioria das finalidades, tem que ser enriquecido, processo que acaba gerando muitas desconfianças pelo mundo.

Essa é uma pequena rocha de urânio

O urânio pode ser:

Pobre – utilizado em blindagem de tanques de guerra, desenvolvimento de munições e contrapeso para carcaça de aviões.

Pouco enriquecido – utilizado como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.

*Altamente enriquecido – utilizado para construção de bomba atômica.

Se inalado, o urânio produz envenenamento e também pode provocar o desenvolvimento de cânceres. Muito embora o urânio seja alvo de atenção de muitos governos, a grande preocupação mundial não está no fato do produto ser nocivo à saúde pública, mas por originar armas temíveis para a humanidade, materiais de guerra com poder de destruição em massa.

As maiores reservas de urânio do mundo estão localizadas em:

1º Cazaquistão
2º Austrália
3º África do Sul
4º EUA
5º Canadá
6º Brasil

Desde fevereiro, o mundo tem assistido atônito o avanço do programa nuclear do Irã, que passou a enriquecer urânio a 20%, muito acima do permitido no Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Embora o governo alegue uso da tecnologia para fins pacíficos, essa empreitada iraniana tem tirando o sono de muitos líderes mundiais, tanto que Grã-Bretanha, EUA, França, Alemanha, Rússia e China estavam defendendo sanções severas para a República Islâmica.

Mina de exploração do urânio


Ponto brasileiro

Pois bem, só agora cheguei onde queria... rsrsrs (brincadeira, to concluindo). Nesse final de semana, o presidente Lula e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim conseguiram o que muitos desses líderes mundiais dificilmente teriam habilidade para fazer. Numa tacada de mestre, a diplomacia brasileira promoveu o consenso entre o Irã e a Turquia para a formalização de um acordo nuclear histórico. Dentro de um mês, a República Islâmica passará a enviar urânio para ser enriquecido na Turquia em troca de combustível para um reator de pesquisas médicas. Esses entendimentos amenizam um pouco as preocupações internacionais sobre as ambições atômicas do Irã.

O mérito é exclusivo do Brasil. O nosso presidente foi corajoso e persistente. Buscou o diálogo a todo instante. Assumiu o papel de articulador e contemporizador. Mostrou ao mundo como se negocia e calou a boca de um montão de idiotas que subestimaram a capacidade tupiniquim. Com esse gesto grandioso, o Brasil, definitivamente, passa a gozar de respeito e prestígio internacional. E digo mais: nosso país pode ser ainda mais decisivo em muitos outros assuntos de interesse mundial, como por exemplo, a paz no Oriente Médio. Agora, se o acordo será cumprido ou não é outra história, mas está provado que o diálogo é mesmo ‘o melhor caminho para resolver conflitos’. Os princípios históricos da política externa brasileira da não-intervenção, da autodeterminação dos povos, da cooperação internacional e da tentativa de solução pacífica de conflitos é o que está fazendo desse país uma reconhecida potência diplomática.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eu acredito no hexa... e no Dunga

Confesso que não me surpreendi nada nada com a convocação da seleção brasileira. Sinceramente eu já esperava por uma convocação conservadora e pouco ousada do técnico Dunga. Foi assim desde que ele assumiu a seleção em 2006, por que não seria agora? Mesmo assim, confio muito nesse time. Acho que esses caras vão conquistar o hexa. É importante que os críticos muito ‘entendidos de futebol’ saibam, que esse treinador tem o melhor aproveitamento dos últimos dez anos na seleção brasileira, superando, inclusive, Luiz Felipe Scolari (penta campeão em 2002) e Carlos Alberto Parreira (tetra em 1994). Em 49 jogos pelo Brasil, Dunga conquistou 34 vitórias, dez empates e cinco derrotas, o que significa um aproveitamento de 76%. E o mais importante: essa trajetória foi construída com a grande maioria dos jogadores que estão na lista de convocados para a Copa.

O técnico Dunga fez a camisa da seleção ser alvo de disputa novamente. Resgatou o interesse dos jogadores em servir o país. Acabou com as farras, com o oba-oba. Agora, a coisa está séria. Não existem mais privilégios para os ‘estrelas’. O tratamento é igual para todos. Isso é uma coisa que o povo sempre cobrou. Portanto, não sejamos hipócritas de criticar agora. Muitos e muitos brasileiros estão detonando a convocação, sobretudo os ‘medíocres da mídia esportiva’, questionando a qualidade de alguns atletas da lista. Até entendo as insatisfações. Eu também tenho as minhas. Porém, temos que deixar as ‘paixões clubísticas’ de lado e dar um voto de confiança a um cara que vive o dia a dia da seleção. O Dunga é incessantemente criticado por ter lá as suas convicções. E daí, que não tem as suas? Pelo menos, até agora, essas convicções tem dado bons resultados.

Prezados amigos, podem ficar tranqüilos. Nós não iremos fracos ao mundial. Confie. E vou mais além. Seremos hexa porque esse time possui algo que há muito tempo estava faltando na seleção: o coração, o espírito, a alma de vencedor. Em 2006, por exemplo, o Brasil foi à Copa da Alemanha repleta de craques e deu no que deu. Não passamos das quartas de final. Talento sem gana não dá liga. Por isso, sempre digo que, em muitas situações, a vontade supera a técnica. Tenho certeza que esses jogadores tão questionados vão superar as suas limitações dando o sangue pela seleção. Pode preparar a festa. Seremos campeões mundiais mais uma vez.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Por que não vi isso antes?

Apenas uma dica: quem ainda não teve a oportunidade de ver uma apresentação do grupo Beatles 4Ever sugiro que vá o quanto antes. É um verdadeiro espetáculo! A qualidade musical é sensacional. Uma das melhores afinações e harmonia que já vi em um show. A performance de palco dos quatro integrantes da banda é algo fora de série. Os caras incorporam John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr com verdadeira maestria. O show vale cada centavo pago. Pode confiar. Infelizmente, devido a um pequeno imprevisto, não consegui levar a máquina fotográfica para registrar o espetáculo. No entanto, encontrei um vídeo no YouTube que resume bem o que estou falando. Veja só.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tá reclamando de que?

Não sou simpatizante de correntes de e-mails. Quando as recebo dificilmente abro para ler. Quase sempre descarto. Sou um quebra – barato dessas correntes. Porém, esses dias recebi um correio eletrônico que acabou me tocando. O título era justamente esse que dei ao post: Tá Reclamando de Que? Como vinha de um amigo resolvi abrir. Não sei dizer muito bem se trata-se de uma corrente ou de apenas uma reflexão. O certo é que achei interessante a mensagem e agora vou divulgá-la aqui. É importante deixar claro que dificilmente publico neste espaço conteúdos que não sejam de minha autoria. Prezo pela capacidade de criação. Esta é a razão pela qual, muitas vezes, demoro um tempinho para atualizar o blog. Não é diariamente que encontro tempo e nem a inspiração necessária para promover minhas idéias, opiniões e desabafos. Mesmo assim, prefiro deixar o blog desatualizado a postar qualquer besteira somente para dizer que o sítio não está abandonado.

Pois bem, quem acompanha esse blog sabe o quanto sou critico das condutas do povo brasileiro. E o texto a seguir, com algumas ressalvas, reflete bem os meus pensamentos. Considero a mensagem um importante alerta para as pessoas que estão muito preocupadas com o próprio umbigo e esquecem que vivem em sociedade. Acho que nós só poderemos exigir integralmente os nossos direitos quando dermos conta de que temos muitos e muitos deveres a cumprir.


Brasileiro Reclama De Quê?

O Brasileiro é assim:

1 - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2 - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3 - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4 - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo e até dentadura.

5 - Fala no celular enquanto dirige.

6 -Trafega pela direita nos acostamentos quando há congestionamento.

7 - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8 - Viola a lei do silêncio.

9 - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10 - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11 - Espalha lixo, joga papel de bala, bitucas de cigarro e latinhas de alumínio nas ruas, achando que á a coisa mais normal do mundo.

12 - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13 - Faz "gato" de luz, água e tv a cabo.

14 - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado para pagar menos impostos.

15 - Compra recibo para abater no imposto de renda também para pagar menos imposto.

16 - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

17 - Quando viaja a serviço, se o almoço custou R$ 10, pede nota fiscal de R$ 20.

18 - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19 - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20 - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

21 - Compra produtos piratas com a plena consciência de que são ilícitos.

22 - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23 - Diminui a idade do filho para que ele passe por debaixo da catraca e não pague passagem.

24 - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25 - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26 - Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos, como clipes, envelopes, canetas, lápis.... como se isso não fosse roubo.

27 - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

28 - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes, não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos? Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo, ou não? Brasileiro reclama de quê, afinal? Sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário! Vamos dar o bom exemplo! Fala-se tanto da necessidade deixar um planeta melhor para os nossos filhos e esquece-se da urgência de deixarmos os filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos nossos exemplos. A mudança deve começar dentro de nós, nas nossas casas, em nossos valores, nas nossas atitudes. Espalhe essa idéia!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Parabéns, Ramalhão!

O Santo André é o vice mais campeão da história do Campeonato Paulista. Por pouco, muito pouco, não conquistou o título. Lutou pela taça até o último minuto. Em nenhum momento se intimidou. Muito pelo contrário. Com muita personalidade acuou a molecada santista. Impôs respeito. Foi superior nas duas partidas da decisão. Surpreendeu quem o considerava um saco de pancadas. Assustou até os santistas mais fanáticos. Calou a boca de muita gente, principalmente de alguns ‘babacas’ da mídia esportiva. O Santo André não levou a taça, mas ganhou o respeito de todos. Parabéns, Ramalhão! Campeão moral da competição.

Orgulho de ser andreense

Rogério e eu em mais uma decisão

A De acreditou demais no título

O Ramalhão entrou em campo determinado...

...Não se intimidou diante da sardinhada

...E quase levantou o caneco dourado

Deu gosto ver o Ramalhão

Saimos do Pacaembu muito felizes. Pode acreditar

Presenciei a metade dos jogos do Ramalhão no campeonato.
Está ai a prova.Valeu, Santo André!