sábado, 19 de dezembro de 2009

A Cabana ...

Minha sugestão de leitura hoje é o livro chamado "A Cabana". A obra de William P. Young, Editora Sextante descreve a história de Missy, uma menininha que é raptada durante uma viagem que fazia com o seu pai, Mack. Logo em seguida, evidências de um crime brutal são encontradas numa velha cabana onde acampavam. Após quatro anos vivendo a Grande Tristeza, Mack recebe um bilhete escrito por Deus, convidando-o a retornar ao mesmo local onde aconteceu a tragédia, fato que acaba mudando o seu destino para sempre. Confesso que fiquei surpreso com o conteúdo. A ficção traz diálogos interessantíssimos entre Mack e o Criador, oferece valiosas sugestões de condutas para uma vida harmônica no relacionamento com o próximo, consigo mesmo e com Deus, além de fazer sérias criticas às excessivas regras, rituais e exigências impostas pelas instituições (igrejas, templos) aos fiéis. "Uma quantidade enorme de coisas que são feitas em meu nome não tem nada a ver comigo. E frequentemente são muito contrárias ao meu propósito", diz Jesus em uma das passagens do livro. E complementa: "A máquina religiosa é capaz de engolir as pessoas". A ficção desmistifica aquele esteriótipo de Deus que nos enfiaram goela abaixo durante toda a vida. Ah! Podem ficar tranquilos que não há especificidade. A obra serve para qualquer pessoa, seja ela ateu, católica, evangélica, protestante, umbandista, candomblista, adventista, budista, judeu, islamita, entre outras. A leitura é leve e aprazível. Eu recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário