terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Brasileirão 2009 ...

Já estava sentindo falta de escrever sobre esporte. Mais de dois meses se passaram desde o meu último post sobre o tema. Fala sério! Para um desportista como eu, isso é um sintoma de abstinência. Pois bem, hoje quero apresentar o meu balanço sobre o Campeonato Brasileiro de futebol. Demorei um pouco para escrever sobre o certame porque, primeiramente, preferi acompanhar as mais diversas análises da mídia esportiva, bem como as premiações conferidas aos destaques da competição. Antes de mais nada, quero deixar claro que independentemente de qualquer critica, entendo que o Brasil tem o melhor campeonato de futebol do mundo devido à paridade entre as equipes. Mesmo com todas as dificuldades encontradas pelos clubes, ainda conseguimos manter um nível de competitividade espetacular. Aqui não há mesmice, tampouco previsibilidade. Isso são coisas do futebol europeu. Posto isso, quero dizer que o Brasileirão 2009 foi empolgante, uma vez que a briga pelo título e contra o rebaixamento se alongaram até a última rodada. Ouvi muitos comentaristas dizerem que a competição foi fraca tecnicamente. Eu gostaria que alguém me explicasse o que é um torneio fraco tecnicamente? Não consigo encontrar uma explicação lógica para esse argumento. Será que campeonato bom é aquele que todos os anos os mesmo dois ou três times disputam o título e faltando 15 rodadas para o final já é possível saber quem é o campeão, como é o caso do espanhol, italiano, inglês? Bem ou mal, todos os anos o Brasil continua revelando e abastecendo a Europa com bons jogadores. Enfim, pra não fugir do assunto principal, minha análise sobre alguns clubes é a seguinte:

Flamengo: título legítimo, merecido. Mesmo não fazendo um bom primeiro turno, o rubro negro se recuperou no segundo e jogou o futebol mais envolvente da competição.

Inter: apontado como favorito no início da competição, o colorado tropeçou no excesso de confiança. A perda do título da Copa do Brasil abalou o time. O Inter até tinha o melhor conjunto, mas não acertou um bom esquema após a saída do atacante Nilmar. Defesa muito vulnerável. O vice ficou de bom tamanho.

São Paulo: confesso que me surpreendi com a reação do tricolor, que no início da competição foi apontado como aspirante ao rebaixamento. Mesmo não jogando um futebol vistoso, o time fez o essencial: ganhou jogos (independentemente do resultado e de jogar bem ou não). Como nos anos anteriores, a defesa são paulina continuou muito consistente. Na minha visão, o problema maior esse ano foi a deficiência na ligação meio campo/ataque.

Cruzeiro: supreendente! Recuperou-se do baque de perder a final de uma Libertadores e reagiu bonito. O lateral Gilberto, que atuou como meia na raposa caiu como uma luva na equipe. Destaque para o poder ofensivo do time.

Palmeiras: a grande decepção do campeonato. Sem palavras. Na minha opinião foi o maior papelão de uma equipe em 38 anos de Campeonato Brasileiro.

Atlético MG: segunda maior decepção da competição. Típico 'cavalo paraguaio'. Mostrou, mais uma vez, que não é time de chegada.

Goiás: terceira grande decepção. Chegou a ser vice-líder e depois despencou na tabela. Grande erro: contratar o atacante Fernandão com salário astronômico.

Avaí: gratíssima surpresa. Cumpriu seu objetivo de permanecer na primeirona e ainda foi premiado com a sulamericana.

Barueri: outra grata surpresa. Complicou para muitos times grandes, principalmente quando jogou em seu estádio. O campeão mesmo não conseguiu vencer o Barueri. No primeiro turno foi 1 x 1 e no segundo o mengão levou uma sapecada, 2 x 0. Nota negativa: teve a pior média de público do campeonato.

Corinthians: após o título da Copa do Brasil perdeu o interesse pelo Brasileirão. Fez um segundo turno ruim, digno de time da zona de rebaixamento. Poderia ter se complicado não fosse a campanha realizada no primeiro turno.

Santo André: infelizmente a segunda divisão é o destino para um clube que possui uma diretoria amadora, incapaz de planejar a temporada inteira e que ainda interfere de forma ditatoria no trabalho do técnico.

Botafogo: beneficiado pela falta de critério do STJD e por alguns erros de arbitragem. Mostrou força no final.

Fluminense: recuperação inacreditável. A ajuda do Simon na partida contra o Palmeiras pode ter sido decisiva para a permanência na Série A, já que o time escapou da degola por apenas dois pontos. O atacante Fred e o meia Conca foram determinantes nessa empreitada.

Grêmio: no Olímpico foi um um leão, fora, um gatinho.

Meus destaques do campeonato:

Goleiro: Marcos (Palmeiras)
Laterais: sem destaques
Zagueiros: André Dias e Miranda (São Paulo)
Meias: Petkovic (Flamengo), Diego Souza (Palmeiras), Gilberto (Cruzeiro) e Muriqui (Avaí)
Atacantes: Adriano (Flamengo), Diego Tardelli (Atlético MG) e Val Baiano (Barueri)
Técnicos: Ricardo Gomes (São Paulo) e Silas (Avaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário