terça-feira, 4 de agosto de 2009

De Caraíva a Belmonte...

Julho, mês de férias, recesso parlamentar. E eu como um bom funcionário público tirei uns dias para gozar do merecido descanso. Não tinha nada planejado em mente. A princípio iria mesmo aproveitar a folga para pintar minha humilde casa. No entanto, numa dessas segundas-feira que bato uma bolinha com os amigos fiquei sabendo que um brother, o André, também ficaria de férias no mesmo período que eu. E ai nos perguntamos: "Por quê viajar?, por quê não viajar?, por quê viajar?, por quê não viajar? E resolvemos oh oh. No dia seguinte fomos até uma agência da CVC para conhecermos alguns pacotes de viagem. Detalhe: estávamos completamente duros, por isso, só queríamos saber dos pacotes mais populares ou baratos como queira. Como já estávamos na terça-feira 21 de julho e precisávamos partir logo no sábado 25 de julho (data que começou nosso valiosos 10 dias de folga) só existia duas opções de pacotes mais em conta. Porto Seguro ou Arraial D'Ajuda, que na verdade é um distrito de Porto Seguro. Oh, claro! Escolhemos Arraial. Somos pobres, mas somos chique bem. Metemos aquele cartão de crédito, dividimos a viagem em 780 parcelas e começamos a concretizar o passeio.

No sabadão partimos em direção ao território baiano. Ingressamos no boeing da Gol e seguimos rumo à Pousada Manacá, em Arraial. Apenas duas horinhas de vôo e já estávamos no apertado e desconfortável aeroporto de Porto Seguro. Chegando no hall do aeroporto (já com a posse das malas) sentíamos um cheiro tão forte de Listerine que eu estava achando que aquele chão havia sido limpo com enchaguante bucal. Não era nada disso. Foi o Listerine do André que quebrou dentro da mala. Imagine só o camarada saindo a semana inteira com roupas cheirando a enchaguante bucal. Um perfume bem atraente... kkkkkkkkkk.

Pois bem, a partir daqui prometo ser direto. Chega de lero lero. Ficamos na Bahia oito dias. Visitamos praias lindas e outras nem tanto assim. Percorremos cerca de 200 km para conhecer toda a Costa do Descobrimento que abrange o litoral sul (Porto Seguro, Trancoso e Caraíva) e também o litoral Norte (Santa Cruz Cabrália e Belmonte). Nessa viagem tiramos mais de 400 fotos. Selecionei cerca de 40 para postá-las aqui. Espero que eu consiga mostrar um pouco do que encontramos por lá.

Mucugê

Conhecemos logo no primeiro dia. Ainda estávamos fazendo o reconhecimento do local. Da pousada até este ponto são aproximadamente 20 minutos de caminhada. Mucugê é uma das praias de Arraial D'Ajuda. É uma Praia Grande da vida. É o point do povão devido à proximidade com o vilarejo. Não é atraente, pelo contrário. Em diversos pontos é possível encontrar muita sujeira.

Quando a maré está baixa é possível caminhar sobre uns corais (que mais parecem pedras). Esses corais estão lotados de ouriço. Veja como sou corajoso. Peguei logo três nas mãos.

Alugamos um carro

Após fazermos o reconhecimento do mapa chegamos à conclusão que seria impossível visitar bons locais sem dispor de um automóvel. Os passeios oferecidos por algumas empresas eram muito caros. Contamos as moedas e alugamos um Palio por R$ 60 a diária. Ficamos três dias com a máquina.

Rumo a Trancoso

De Arraial até Trancoso são 35 km pelo asfalto. Também é possível seguir por uma estradinha de terra e o percurso fica mais curto. Ambos os caminhos são lindos. Pelo asfalto existem aclives e declives que tornam o deslocamento agradabilíssimo.

Taípe
Praia maravilhosa. Fica antes de Trancoso e o acesso é feito pela estrada de terra. Na opinião do André, Taípe foi a praia mais bonita que visitamos. O camarada ficou encantado. Ah, a gelada nós tomamos na barraca do Tremendão.
O Taípe possui grandes falésias por toda sua extensão. Falésias são erosões marinhas causadas pela ação das marés em encontro com a terra.


Essa é a tal da Lagoa Azul. Os locais dizem que a lama desta lagoa possui alguns efeitos terapêuticos contra reumatismos, artrites, problemas dermatológicos, entre outros.

Seguindo pro sul - Trancoso


Algumas praias de Trancoso como Nativos e Coqueiros são bonitas e ponto. Nada demais.

Praia do Espelho
Aqui a história já é outra. O difícil acesso à Praia do Espelho é um indício de que algo muito belo está por vir. Esse local é realmente maravilhoso. Segundo os locais, essa praia está classificada como a terceira mais bonita do Brasil.


Águas transparentes, falésias e coqueiros são alguns dos atrativos

Eu e o brother André

Rumo à Caraíva
O caminho até Caraíva é lindo. Cenário de campo, interiorzaço. Da Praia do Espelho até Caraíva é longe, mas o visual é encantador, revigorante.
Mamoeiros - cultivo de mamão

Pastos

Rios

Bom, o André não é a primeira pessoa a falar que sou um cara chato e reclamão. E não é que no caminho à Caraíva encontramos o meu refúgio... kkkkkkk.

Chegando em Caraíva tivemos que deixar o carro e atravessar o continente de barco para chegar à praia.

Caraíva é simplesmente es-pe-ta-cu-lar. Praia maravilhosa. Pra mim, a melhor de todas. Poucos frequentadores. Praia de gringos (aliás, gringo foi o que mais vi em todos os lugares que passei).



Retornando para Arraial
Quando digo que Caraíva é um lugar muito especial não é nehum exagero não. Veja só com que fomos brindados no caminho de volta. Olha esse pôr do sol.

O caminho pelo qual passamos também é repleto de tribos indígenas. Numa dessas tribos paramos para ver alguns artesanatos e tirar uma foto com um bichinho muito preguiçoso.

Essa é a Taquari, uma preguiça criada pelos índios

Rumo às praias do norte
No terceiro dia de viagem resolvemos seguir para o norte. Partindo de Arraial, passando pelo centro de Porto Seguro, até Mogiquiçaba em Belmonte são aproximadamente 70 km.
Porto Seguro só de passagem. Nada de atraente.

Em Santa Cruz Cabrália tivemos que atravessar uma balsa para prosseguir viagem.

Três quilômetros depois da balsa eis que surge uma surpresa. Quem disse que em Santo André não tem praia? Ai está a prova. E eu como um bom andreense e ramalhino que sou não poderia deixar de tirar uma chinfra. Levei minha camisa do Ramalhão justamente para registrar esse momento. O encontro do criador com a criatura.


A praia de Santo André é linda. Tranquilidade total. Tudo a ver com a cidade do ABC Paulista.

Qual é seu guarda que papo careta só tô tirando chinfra nas águas de Santo André (bela rima).

Essa é a Praia do Guaiú. Muito bonita. O cara da foto então....

Mogiquiçaba é conhecida como a praia dos surfistas devido às fortes ondas. Como ela é distante de tudo, poucas pessoas frequentam. Essa é a verdadeira praia deserta. Um dia quero levar uma pessoa pra lá.

Mais travessia de balsa para retornar ao Arraial...

Cadê meu chinelo? Roubaram meu chinelo, porra!


Depois que devolvemos o carro resolvemos andar de busão. Já quase no final da semana retornamos à Trancoso. Ficamos num quiosque na praia dos Nativos. Resolvemos então dar aquele mergulho e deixamos as coisas na mesa. No momento em que o André e eu caimos na água, algum FDP passou e desapercebidamente colocou meu chinelo nos pés e vazou. Não sei como isso aconteceu, já que a distância entre a água e a mesa do quiosque era pequena e as nossas coisas estavam no campo da nossa visão. O fato é que eu fiquei descalço. Parecia um maloqueiro andando pelo centro da cidade. Tiramos "mór" gás.

Eu (descalço) e o André no mirante de Trancoso

Pousada

Visão da pousada

5 comentários:

  1. hahahaha Vai ser "Chato" assim lah em Porto Seguro. Achar uma praia de Santo Andre onde o Brasil foi descoberto (ia falar onde judas perdeu as botas) eh brincadeira (como diria o Neto). Hahah Parcelou a viagem em 780 vezes com o Mastercard para tomar banho na agua de Santo Andre; vc poderia ter feito isso tmb no laguinho do parque do Pedroso. hahah
    Legal. O Brasil eh lindo. A proxima deixe o luxo do avao de lado, pegue o Idea e va para a costo do Espirito Santo. Falam que eh bastante bonito lah.
    abs

    ResponderExcluir
  2. ALELUIA!! Sangue de Jesus tem poder..hahahaha. Nem acredito que vc atendeu a minha solicitação. Agora, vou me esbaldar nos seus posts. Dá pra comentar; uoba; uoba...kkkk!!!!

    Mudando de assunto: Ameiiiii sua viagem!! Os lugares parecem simplesmente encantadores. Porém, não entendi porque vc ignorou Porto Seguro?! Depois me passa e-mail contando os detalhes, ok?! Por coincidência estou fazendo minha pesquisa básica de território pra decidir onde vou comemorar meu niver de balzaquiana (não espalha a idade, ta) e estava pensando em Porto Seguro ou Porto de Galinhas; mas depois que vi essas praias desertas.....amigo, já mudei de idéia. Fiquei fascinada, lindo, lindo, lindo. Que paraíso!! Com certeza dá pra voltar totalmente revigorado. Só de ver o mar.....nossa, sem comentários. Dá uma paz!!

    Qto vc ser chato, isso é fato, né?! Mas quem não é?! Eu sou a chatice em pessoa...rsrs. Mas gostei da placa. Sabe que combinou contigo...kkk. Ah! o trocadilho c/ Sto. André foi 10. Esse seu post foi o mais gostoso de ler. Parece que vc se entregou no relato. Senti um toque de “inspiração” no ar. Espero que tenha sido pelos belíssimos lugares que conheceu e que sua inspiração não tenha vindo das noites dormidas com o André...rsrs.

    Agora naquela foto que vc tirou na Praia do Guaiú, amigo, prendeu a respiração?! Nem pareceu sua barriga...essa tática de foto de ladinho, com todo respeito é bem afeminada...hahahaha.

    Acho que tinha alguma coisa no Listerine e depois o cheiro impregnado na roupa do seu companheiro....uh, acho que não te fez muito bem........brincadeira.

    Oh, adorei tudo que vi. Ri muito com suas histórias. A do chinelo foi a pior. O cara me sai do Guarará pra ser furtado no Arraial é demais, né?!

    Meu; parabéns pelo post!!

    Bjs,

    PS: espero q após meu comentário vc não mude de idéia e bloqueie o “link” novamente...rs. Vc sabe que eu gosto de te encher o saco, né?! Até o próximo post.

    ResponderExcluir
  3. nossa vc é simplesmente desagradabilissímo
    a costa do descobrimento e maravilhosa.. unanimidade dizer que é tudo lindo,. Caraíva então, tinha que ser funcuionário público.. pobre ainda por cima, de tudo, de espirito e um pouquinho mais.. vai ser chato lá em São Paulo meu filho!! lugar hiper, mega poluído..
    não há cristão que aguente!!!

    ResponderExcluir
  4. Funcionário Público? De onde vc obteve essa informação? Me conhece de onde?

    Bom, de todo modo obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Cleber,
    Adorei seu blog.
    Tb gostei mutio do relato sobre sua viagem. Conheço bem todos os locais que visitou.
    Encontrei esta página por um acaso procurando imagens de locais que conheci, como a Lacoa Azul (Trancoso) e "bummm" te achei! rsrsrs
    Mas não posso deixar de dizer que seu sorriso ajuda muito a gostarmos das matérias! :)

    PS.: Conheci a Lagoa qdo ainda era realmente azul. Era lindo.

    PS.2: Como sou bióloga, não sei quem está mais lindo, vc ou o bicho-preguiça.

    PS. 3: Vou roubar algumas fotos suas p montar meu álbum de viagens, ok?

    Sucesso pra ti
    bj

    ResponderExcluir