quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Você acredita em sigla partidária?

Esses dias li uma reportagem que dava conta do surgimento do 29º partido político no Brasil, o PGTdoB (Partido Geral dos Trabalhadores do Brasil). Conforme a matéria, os organizadores estão correndo contra o tempo para colher 500 mil assinaturas e registrar o novo partido até o próximo dia 30, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta forma, a legenda estaria apta a participar das eleições já em 2010. A mesma reportagem informava também que há poucos meses havia sido registrado o PPL (Partido da Pátria Livre). A declaração de um dos líderes do PGTdoB (que prefiro não citar o nome) me chamou muito a atenção. “Chega de roubalheira e tudo isso que acontece na política brasileira. Vamos surgir do nada, mas engajados em uma luta a favor das coisas corretas”. Não questiono o direito democrático de criarem-se novas agremiações. Longe disso. Novas idéias, novas propostas e conceitos são mais do que necessários nesse meio viciado chamado política, já que a grande maioria dos partidos políticos, hoje, se tornou sinônimo de negociatas, barganhas e troca de favores. Contudo, o que discuto é o verdadeiro objetivo dessas novas legendas. Será que surgem para de fato lutarem por causas sociais ou somente para servirem de instrumentos de manipulação de lideranças e partidos já consolidados na sociedade? Espero que o discurso e a prática convirjam no caso do PGTdoB e do PPL.
Os 28 partidos políticos do Brasil - PMDB (15), PTB (14), PDT (12), PT (13), DEM (25), PCdoB (65), PSB (40), PSDB (45), PTC (36), PSC (20), PMN (33), PRP (44), PPS (23), PV (43), PTdoB (70), PP (11), PSTU (16), PCB (21), PRTB (28), PHS (31), PSDC (27), PCO (29), PTN (19), PSL (17), PRB (10), PSOL (50), PR (22), PPL (80).

2 comentários:

  1. Mais um soh. e pelo jeito deve ser ligado aquela associacao de sindicatos. mais uma para ganhar dinheiros com ONGs e projetos que nunca saem do papel. E para vender caro (ou muito barato) os poucos segundos que terao na tv.

    ResponderExcluir
  2. O PARTIDO GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL – PGT do B, cujo berço encontra-se na base da pirâmide social de nossa nação, nasceu do idealismo de seus fundadores e determinação de não pouparem esforços no sentido de que se instaure definitivamente no Brasil a moralização de suas instituições governamentais, para que não se tornem letra morta os preceitos de nossa Constituição Federal destinados “a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias”.

    ResponderExcluir